top of page

Carolina Berger 
Idealizadora e ministrante de #digitalself|medialab 
website oficial: carolinaberger.com.br

Carolina Berger é artista multimídia e performer.

Pós-Doutoranda em Performance Intermídia - #DigitalSeflMediaLab- CAC /ECA / USP.

Doutora em Performance intermídia pela ECA-USP.

Mestre em Documentário Cinematográfico pela Universidad del Cine - Buenos Aires (AR).

 

Prêmios e carreira internacional

Com prêmios nacionais e internacionais para suas obras audiovisuais documentais (Herança e Paragem do Tempo), a artista realiza estágio de pesquisa e estreia internacional de #LiveLivingPerformanceProjec | Awakening Performance em Singapura, em 2015, orientada pelo ator e diretor Steve Dixon, reitor da LASALLE College of the Arts, e também autor de um dos livros mais importantes sobre performance digital, publicado pelo MIT: Digital performance: a History of New Media in Theater, Dance, Performance Art, and Instalation. The MIT Press: Cambridge, 2007. LASALLE College of the Arts recebeu prêmio de melhor universidade privada (EduTrust Star) do EduTrust Award (Singapura), em 2015.

 

Poética e pesquisa

Performer e artista multimídia, Carolina Berger prioriza a realização de trabalhos nos quais a inovação tecnológica agrega novas significações à poéticas pessoais, lapidadas através do uso de mídias móveis. Em doutorado, Carolina Berger desenvolveu #LiveLivingPerformanceProject, obra de literatura e performance intermídia, na qual cria uma tríade feminina C.B. (Performer), Madame C. Bécamier (heterônimo literário) e Lícia D.B. (personagem alterego), criando uma mitologia pessoal, conceitualmente fundamentada por uma extensa carreira de pesquisa e realização. O projeto discute temas como liberdade consciente, padronização dos modos de vida e do corpo feminino na atualidade, a partir de ideais advindos da descoberta da importância da discussão sobre sustentabilidade revelada nas relações entre elementos da natureza e os mitos afrobrasileiros. A partir de suas pesquisas teórico-práticas também desenvolve #DigitalSELF|MediaLAB, uma série de workshops no qual conduz participantes a  compreender suas poéticas, a partir de sua teoria de “modalidades de presença”.

Foi professora no Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual, na FAMECOS - PUC/RS, e na Pós-Graduação de Cinema Vídeo e TV – Estética da Imagem em movimento no Centro Universitário Belas Artes - SP. Professora nos cursos de Cinema, Rádio, Televisão e Internet e Jornalismo da Universidade Anhembi Morumbi, onde ministra disciplinas de linguagem audiovisual, comunicação visual e direção de atores. Tem publicado artigos sobre documentário, performance audiovisual, multimídia e intermídia. Em seu mestrado, em documentário cinematográfico, na Universidad del Cine (Argentina) realizou tese onde apresenta cartografia da autorreferencialidade na não-ficção audiovisual.

bottom of page